Pular para o conteúdo principal

Destaques

CRUZ DE CRISTO: MÃO E PODER DE DEUS QUE SOCORREM

“ E da mesma maneira também os príncipes dos  sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus,  escarnecendo, diziam: Salvou os outros, e a si mesmo não  pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e  creremos nele. Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama;  porque disse:  Sou Filho de Deus. E o mesmo lhe lançaram  também e m rosto os salteadores que com ele estavam  crucificados.”  — Mt. 27.41-44 Sejamos advertidos e andemos no temor de Deus para que depois de termos provado a sua Palavra possamos recebê-la com reverência e obedeçamos ao nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos é apresentado ali. Porquanto, é também nele verdadeiramente que encontraremos toda a perfeição das virtudes, se nos achegarmos a ele em humildade. Porque se presumirmos e brincarmos com Deus, nossa audácia deve receber tal recompensa, como lemos aqui desses homens miseráveis que foram tão conduzidos por sua fúria. No entanto, devemos tirar algum pr...

IA CRIA O PRIMEIRO RETRATO DE CALVINO MODERNO

 

A utilização de inteligência artificial (IA) para criação ou manipulação de imagens tem sido uma das inovações dos principais sites que disponibilizam essa tecnologia. Acionado  sob a orientação para "criar uma imagem moderna de João Calvino a partir de retratos antigos dele", proposta pelo organizador do Blog Calvino21, o historiador J. A. Lucas Guimarães, o ChatGPT da plataforma OpenAI, destacado assistente virtual de pesquisa e produção de conteúdo com uso de IA, forneceu assistência virtual, com resultado final sugerido do primeiro retrato moderno do reformador, a seguir em exposição:

Retrato de João Calvino moderno através de assistência virtual de IA

Disponibilizado o retrato produzido, tem-se do ChatGPT, o assistente virtual da plataforma OpenAI, a seguinte apresentação: "Aqui está uma interpretação moderna de João Calvino, inspirada em seus retratos históricos. Ele aparece com um olhar intelectual, uma barba bem cuidada e trajes contemporâneos com um toque acadêmico." Apesar da possibilidade da análise de muitos ser prejudicada com a midiática noção de estilo "galã" de novela ao retrato sugerido, acima exposto, os retratos de históricos de Calvino seguem ao estilo padrão masculino francês do século XVI. Não é por acaso que é possível encontrar similaridade de seus retratos com de outros retratados na época. Para uma pessoa não familiarizada com a iconografia calviniana, é possível até entrar dificuldade em identificar quem é quem, caso expostos lado a lado. Portanto, tendo nascido em família bem-sucedida em Noyon, estudado em escolas clássicas e formado em Direito é de se esperar que seu estilo seja de um cavalheiro. João Calvino não prezava pelo luxo, mas mantinha postura de requintes condizente com sua classe social.

 ♥  Leia também: Iconografia de Calvino: história e representações

A notável beleza do Calvino moderna da IA pode ser considerado por muito inatingível, pois o reformador possui uma iconografia que não o apresenta com traços de destaque ao belo. No entanto, deve-se atentar ao fato de que as pessoas na época eram retratadas com fortes aspectos caricatural. A função do retrato era representativo e não afirmativo. A maioria era seguida de legenda com identificação da importância do retratado. Se fizemos uma pesquisa, os retratos masculinos do século XVI até parecem comprovarem que o homem francês nessa época era desprovido de beleza.

Considerados, brevemente, alguns indicadores históricos da época na qual viveu João Calvino, sob parâmetros masculinos franceses atuais em condições sociais semelhantes ao do reformador no século XVI, pode-se perceber que a interpretação do primeiro retrato de João Calvino moderno criado com assistência virtual de IA para o Blog Calvino21, não se apresenta como facilmente descartável ao olhar dos especialista em história da iconografia calviniana.

Se ainda não convence que a representação de João Calvino o apresente com destacável beleza, como se isso fosse improvável à pessoa histórica do reformador, convém atentar ao fato da ausência de vestígio histórico que, pelo menos, insinua que ele era desprovido dela. Incontáveis caricaturas empreenderam seus adversários como meio de aviltar sua imagem pública. Se dado à notável feiura, teria sido ideal à ridicularização caricatural dele. No entanto, não se tem registro de ocorrência dessa natureza. Portanto, pode-se considerar que sua aparência, pelo menos, estava de conformidade com o padrão da estética masculina da época.  

_____________________

 ♥  Autoria   J. A. Lucas Guimarães é organizador do Calvino21, historiador, pastor presbiteriano, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM/SP) e escritor, com várias obras publicadas sobre o reformador francês, dentre elas o livro Calvino, Ciência e fake news.

Leia   Política|POST

Comentários

Postagens mais visitadas