Destaques
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
UMA BIOGRAFIA ANIMADA DE JOÃO CALVINO
Olá, meu nome é John Calvino. E sou um reformador do século XVI. Por reformador, quero dizer que eu observei muitas coisas dentro da Igreja Católica Romana que achei contrárias à Bíblia e procurei reformar a igreja. Por reforma, no entanto, não quero dizer que acredito que a Igreja Católica possa ser corrigida. Em vez disso, sinto que há tanta coisa errada e distorcida, que a verdadeira Igreja de Jesus Cristo deve ser reformada inteiramente e separada da Igreja Católica. Permita-me contar um pouco sobre minha história.
Nasci na cidade de Noyon, na França, em 10 de julho de 1509. E como meu pai tinha alguns laços com algumas famílias ricas da nossa região, eles pagaram para eu ir à escola. E mesmo que eu não vindo de uma família rica, fui abençoado com inteligência e trabalhei muito duro na escola e estudei todos os tipos de coisas, como latim, gramática, retórica, lógica, aritmética, geometria, astronomia e música. Fiz todas essas coisas em preparação para a faculdade. Embora a escola fosse muito rigorosa e difícil, apliquei-me em disciplina, que ficou comigo por toda a minha vida.
Depois desse tempo na escola, eu me transferi para outra escola e me preparei para estudar teologia na universidade. Meu pai, no entanto, queria que eu estudasse direito. Então consenti e mudei de escola novamente para estudar direito. Finalmente, terminei meu curso de Direito e pude exercer a advocacia ainda durante meu tempo como estudante de Direito. Também aprendi grego e comecei a conhecer pessoas e a ler livros de autores que pensavam que a Igreja Católica estava cheia de erros e problemas. Então, finalmente, em 1533, Deus, por uma conversão repentina, subjugou e trouxe minha mente para um estado ensinável, que era mais endurecido em tais assuntos do que seria de esperar de alguém do meu período inicial de vida. Tendo acabado de receber um pouco do sabor e conhecimento da verdadeira piedade, fui imediatamente inflamado com um desejo intenso de aprender mais sobre Deus e Sua Palavra. Antes, eu era um católico fervoroso, mas quando realmente entendi o evangelho da graça, comecei a ver que o que a Igreja Católica ensinava era muito diferente do que eu lia na Bíblia.
Depois disso, fiquei em vários lugares fora da França por três anos, onde comecei a trabalhar em talvez um dos meus livros mais famosos. Você pode ter ouvido falar dele, as Institutas da Religião Cristã. Neste livro, procurei resumir quase que integralmente as doutrinas da verdadeira piedade.
Depois desse período, eu estava planejando deixar meu país de origem definitivamente, já que muitos evangélicos no país estavam sendo perseguidos. Eu planejei ir para Estrasburgo, que fica na atual Alemanha, mas a guerra eclodiu entre o Rei da França e o rei do Sacro Império Romano, o que significou que eu tive que fazer um desvio por Genebra, na Suíça.
Eu não estava planejando ficar, mas um dos pastores de lá, chamado William Farel, pronunciou uma maldição sobre mim e meus estudos, se eu não o ajudasse a trabalhar lá no Evangelho. Então, foi como se Deus tivesse estendido Sua mão poderosa do céu para me prender. E nem preciso dizer que fiquei em Genebra e, enquanto estive lá, sob a influência do meu amigo William Farel.
Eu era muito ousado, destreinado e realmente insensato, além de saber como lidar com as relações humanas. Fui colocado em muitas situações políticas complexas e agi mais como um touro inflexível do que o governo e Genebra poderiam suportar. Assim, eu e meu amigo Farel, fomos exilados da cidade, depois de apenas dois anos vivendo lá. Deus, em Sua misericórdia soberana, foi sábio e gracioso também nesse ato, por determinar minha partida de Genebra.
Eu vivia na mesma cidade que procurei muitos anos antes de Estrasburgo. Enquanto estive lá, tornei-me discípulo de um homem chamado Martin Bucer, de quem aprendi muito. Enquanto trabalhava como pastor em uma igreja para refugiados franceses, aprendi e cresci muito como ministro do evangelho e como homem. Foi nessa época que também conheci e me casei com minha maravilhosa esposa, Idelette. Esses anos felizes, no entanto, chegaram ao fim, quando em 1541, fui convocado de volta a Genebra pelo mesmo conselho municipal que me exilou, apenas três anos antes, para ajudar a liderar a igreja lá.
Continuei exatamente onde parei de pregar há três anos. Durante esses anos em Genebra, trabalhei incansavelmente para ver o evangelho criar raízes e crescer. Também escrevi várias edições do meu livro As Institutas da Religião Cristã. Junto com isso, eu estava ocupado com a pregação e o ensino, e mantendo correspondência com vários ministros e dignitários por toda a Europa.
E em 1559, eu até mesmo fundei a Academia de Genebra, onde os alunos eram treinados para o ministério, que o reformador escocês John Knox chamou “a mais perfeita Escola de Cristo vista na Terra desde os dias dos apóstolos.” Todo esse trabalho, no entanto, deixou-me com muitos problemas físicos, como problemas pulmonares, gota e dores excruciantes nos rins e na bexiga.
Então, finalmente, minha morte em 1564, aos 54 anos. E, de fato, pode-se dizer que trabalhei até a morte. Mas não considero nenhum problema que suportei na minha vida como um ministro do evangelho como algo do qual posso me orgulhar. Eu era apenas um homem possuído pelo amor de Deus conforme demonstrado no evangelho de Cristo e comprometido em conhecê-lo e o tornar conhecido.
Há muitas outras coisas que fiz durante a minha vida que não contei aqui, mas espero que isso lhe dê uma melhor compreensão de quem eu era e meu lugar na história. Algumas pessoas me achavam um pouco egocêntrico ou esnobe, enquanto outras me consideravam um verdadeiro exemplo de piedade. De fato, um dos meus amigos mais próximos e sucessor do meu ministério em Genebra disse de mim que eu era “a maior luz que havia neste mundo para a direção da Igreja de Deus.” Eu, como todos os seres humanos, era complexo e imperfeito e, junto com a política, eu era o principal dos pecadores.
Minha vida, além disso, não foi livre de controvérsias. Embora eu tivesse muitos amigos, também tive alguns inimigos. Muitas vezes, entrei em conflito com os governantes de Genebra sobre questões de controle da igreja. Por exemplo, acredito que os líderes da igreja devem decidir quem será excomungado da igreja, em vez de ser decidido pelos magistrados civis. Também fui atacado por alguns pelo meu ensino sobre a doutrina da predestinação. Além disso, às vezes eu estava em desacordo com meus companheiros reformadores sobre doutrinas como a Ceia do Senhor e sobre disciplinar a igreja. De fato, se você pesquisar no Google o nome Miguel Serveto, aprenderá sobre meu envolvimento em um assunto muito controverso, que ainda provoca questionamentos até mesmo entre meus apoiadores mais ávidos. Apesar de toda minha fraqueza, no entanto, eu realmente me esforço para ser um servo fiel e Ministro de Cristo em Sua Igreja, pois você vê que existimos para glorificar a Deus e, por mais imperfeitamente que seja, esta é a tarefa pela qual dei minha vida no que diz respeito ao meu legado.
Não desejo falar muito sobre mim. Na verdade, acho que vou assumir uma forma muito mais humilde lá. Assim, é melhor. Afinal, quando eu morri, desejei que meus restos mortais não tivessem marcas, para que as pessoas não prestassem homenagem a mim, mas somente a Deus.
Mas como é costume discutir essas coisas, quando se trata de uma biografia, direi apenas que, por meio dos meus esforços, a fé evangélica criou raízes em Genebra, ministros foram treinados e, o mais importante, o evangelho de Jesus Cristo aconteceu através de mim.
Algumas pessoas se perguntam por que meu nome continua a aparecer depois de quase 500 anos da minha partida desta terra. Muitas pessoas concluíram que foi a minha escrita que me deu tanta resistência ao longo dos tempos. Alguns disseram que meus escritos são tão claros, penetrante e organizada que as verdades eternas ali contidas são mais facilmente compreendidas e celebradas. Mas isso é tudo que direi sobre o assunto. Até a próxima, obrigado por estar aqui. E Soli Deo Gloria!
_______________
┐♥┌
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postagens mais visitadas
✢ CALVINO E O POLÊMICO CASO SERVETO (1553)
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
✢ A MORTE DE JOÃO CALVINO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário