Destaques
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
JOÃO CALVINO NO BRASIL: PUBLICAÇÕES NO SÉCULO XX
A publicação de tradução das obras do reformador protestante francês João Calvino (1509-1564) e de literatura sobre ele no Brasil é um feito pertencente ao século XX. O primeiro livro publicado no Brasil sobre o reformador, intitulado “Calvino (1509-1564): sua vida e sua obra” (1934), foi da autoria de Vicente Themudo Lessa (1874-1939), pastor presbiteriano independente, historiador e escritor. Através de publicações de artigos, o autor já figurava como polemista em defesa do Protestantismo e seus expoentes, que eram impiedosamente aviltados, semanalmente, por articulistas católicos em matérias de circulação em conceituados jornais, no início século passado. Dois artigos de Vicente Lessa, que circularam em duas edições de jornal (1907), fazem parte da coletânea de artigos publicada como obra da Coleção Calvino21, sob título “João Calvino: Quem dizem que sou? – Esboços de retratos calvinianos” (2023), organizada por J. A. Lucas Guimarães, idealizador do Blog Calvino21.
Em 1984, sob exatos 50 anos da primeira publicação de obra literária no Brasil sobre João Calvino, ocorridos sem comemoração e na ausência da primeira publicação das obras do reformador ao público leitor brasileiro. No final dessa década de oitenta do século XX, constata-se apenas cerca de uma dezena de obras publicadas no Brasil sobre o reformador, passado mais de cinco décadas do lançamento da obra inaugural sobre Calvino de Vicente Lessa.
Em 1559, dada como concluída por João Calvino, ocorreu a publicação da edição definitiva de sua obra magna: as Institutas da Religião Cristã. No entanto, ele somente falou o português brasileiro ao figurar em dois volumes da edição brasileira os dois primeiros livros de sua obra magna, sob o título As Institutas ou Tratado da Religião Cristã, com tradução do Rev. Waldir Carvalho Luz e publicada pela Casa Editora Presbiteriana (CEP), em 1985. Com o lançamento inicial de parte da edição brasileira completa das Institutas, é inaugurada a publicação da produção literária de Calvino no Brasil. Em 1989, os terceiro e quarto volumes foram publicados. Passados 430 anos do lançamento da edição original em latim, foi disponibilizada uma tradução completa das Institutas de Calvino ao público leitor brasileiro.
Em meados da década de noventa do século XX, verificou-se outro marco histórico em torno dos escritos calvinianos no Brasil. Em 1995, sob tradução do Rev. Valter Graciano Martins, o primeiro comentário bíblico de João Calvino foi publicado pela Editora Paracletos, intitulado de Exposição de 2ª Coríntios. Ao final do século XX (2000), somam-se a esse lançamento inaugural, mais oito comentários bíblicos calvinianos pela Editora Paracletos.
Com um catálogo de mais de três dezenas de publicações no Brasil, contendo obras do reformador João Calvino e literatura sobre ele, tem-se o legado literário de uma geração ao século XXI, sob convicção da importância de ideias calvinianas à educação na fé cristã e à cultura da sociedade brasileira. Adentrado o presente século, observado um considerável aquecimento editorial de publicações das obras de João Calvino e sobre ele. Os lançamentos da primeira década superaram em número as publicações do século anterior. Realmente, não foi em vão o esforço dos pioneiros autores e editores. Eles promoveram o descobrimento de João Calvino no Brasil e o aquecimento editorial futuro em torno da temática calviniana.
Tenha-se a lista a seguir não apenas como catálogo informativo das publicações no Brasil das obras de João Calvino e sobre ele no século XX, mas memorial aos pioneiros desse legado.
HÖPFL, Harro (org.). Lutero e Calvino: sobre a autoridade secular. São Paulo: Martins Fontes, 1995. Coleção Clássicos. 164 p.
_____________________
┐♥┌
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postagens mais visitadas
✢ CALVINO E O POLÊMICO CASO SERVETO (1553)
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
✢ A MORTE DE JOÃO CALVINO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário