Pular para o conteúdo principal

Destaques

CRUZ DE CRISTO: MÃO E PODER DE DEUS QUE SOCORREM

“ E da mesma maneira também os príncipes dos  sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus,  escarnecendo, diziam: Salvou os outros, e a si mesmo não  pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e  creremos nele. Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama;  porque disse:  Sou Filho de Deus. E o mesmo lhe lançaram  também e m rosto os salteadores que com ele estavam  crucificados.”  — Mt. 27.41-44 Sejamos advertidos e andemos no temor de Deus para que depois de termos provado a sua Palavra possamos recebê-la com reverência e obedeçamos ao nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos é apresentado ali. Porquanto, é também nele verdadeiramente que encontraremos toda a perfeição das virtudes, se nos achegarmos a ele em humildade. Porque se presumirmos e brincarmos com Deus, nossa audácia deve receber tal recompensa, como lemos aqui desses homens miseráveis que foram tão conduzidos por sua fúria. No entanto, devemos tirar algum pr...

CARTUM: JOÃO CALVINO NOS 500 ANOS DA REFORMA (2017)

Essa é a segunda caricatura de João Calvino criada pelo caricaturista João Eduardo Duarte em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante do século XVI (2017), publicada no blog Atitude Protestante,[1] em reprodução a seguir:

Caricatura de Calvino pelo caricaturista João Eduardo (2017).

Apresentado em gesto de cordialidade ao público, com tímido aceno, por certo, representa bem a atitude rotineira do reformador, ao invés daquela cristalizada pelo estereótipo de iracundo e mal-humorado. No entanto, se alguém existiu com razões para constante crise de mau humor, Calvino seria um candidato imbatível. Ainda jovem, já convivia com a importunação de não menos uma dezena de doenças. Dores estomacais quase insuportáveis e terríveis enxaquecas eram comuns persistirem sem trégua por meses. Contudo, o padecimento do corpo não implicava em comprometimento à boa convivência e ao tratável comportamento sociorrelacional.

Por certo, João Calvino não foi caricaturado como expoente da Reforma Protestante dada a fama histórica de seu humor, mas pelo reconhecimento de sua significativa importância em favorecer avanço à fé reformada pelo seu impactante ensino da Bíblia na época e insuperável até o presente século. De fato, sua caminhada com destaque à inseparável posse da Bíblia condiz em representação com a realidade.

__________________

[1] Disponível em: http://atitudeprotestante.blogspot.com/2017/01/1517-2017-500-anos-da-reforma.html. Acesso: 23/12/2024.

   Autoria   J. A. Lucas Guimarães é organizador do Calvino21, historiador, pastor presbiteriano, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM/SP) e escritor, com várias obras publicadas sobre o reformador francês, dentre elas o livro Calvino, Ciência e fake news.

Leia   Política|POST

Comentários

Postagens mais visitadas