Pular para o conteúdo principal

Destaques

CRUZ DE CRISTO: MÃO E PODER DE DEUS QUE SOCORREM

“ E da mesma maneira também os príncipes dos  sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus,  escarnecendo, diziam: Salvou os outros, e a si mesmo não  pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e  creremos nele. Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama;  porque disse:  Sou Filho de Deus. E o mesmo lhe lançaram  também e m rosto os salteadores que com ele estavam  crucificados.”  — Mt. 27.41-44 Sejamos advertidos e andemos no temor de Deus para que depois de termos provado a sua Palavra possamos recebê-la com reverência e obedeçamos ao nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos é apresentado ali. Porquanto, é também nele verdadeiramente que encontraremos toda a perfeição das virtudes, se nos achegarmos a ele em humildade. Porque se presumirmos e brincarmos com Deus, nossa audácia deve receber tal recompensa, como lemos aqui desses homens miseráveis que foram tão conduzidos por sua fúria. No entanto, devemos tirar algum pr...

CAPA500: CALVINO NA REVISTA MADRID PROTESTANTE

 
J. A. Lucas Guimarães

Em 2009, a comemoração dos 500 anos do nascimento de João Calvino (1506-1564) foi oportuna para as instituições acadêmicas e religiosas dedicarem homenagem ao reformador através de edição especial em suas revistas e boletins informativos oficiais. O resultado desse tributo literário foi a publicação de belíssimas capas, dando ao reformador expressão moderna, interação cultural, retratos de muitos calvinos para tantos calvinismos, sob design da força da informação e comunicação à publicidade do aniversariante.

Leia também: Revista: Calvino em edição especial da Reformierter Bund

A segunda capa em destaque no Calvino21 circulou no segundo trimestre de 2009 na edição 14 do periódico informativo Madrid Protestantedo Conselho Evangélico de Madrid, sob título Calvino, 500 años después. No arquivo que acompanha o título da capa, José de Segovia, teólogo e escritor, entre outras ênfases, ressalta que:

Para Calvino, o segredo da vida cristã é a dependência do Espírito Santo e o coração da fé, a união com Cristo. A gratidão é, portanto, a única motivação verdadeira para a santidade. A sua doutrina da soberania de Deus, longe de dispensar a responsabilidade pessoal, torna-se uma verdadeira disciplina. A espiritualidade é para o reformador uma vida de arrependimento e luta contínua contra o pecado. É negar a si mesmo, como diz Mateus 16.24, assumir a soberania de Deus sobre as nossas vidas, já que poucas figuras na história do protestantismo despertam tantas paixões como Calvino (1509-1564). Quinhentos anos depois, o reformador de Genebra continua a produzir sentimentos iguais de amor e ódio. Embora a verdade é que ainda existe muito desconhecimento, de ambos os lados.

Capa do Boletim Informativo Madrid Protestante, alusiva ao 5º Centenário do nascimento de Calvino (1509-2009).

Com capa branca a descartar o retrato de Calvino, o corpo do Conselho Evangélico de Madrid fez de seu boletim informativo Madrid Protestante um marco representativo de sua postura dignificante dos baluartes protestantes da fé somente em Cristo para glória de Deus, ao comemorar o aniversário do reformador, e por sinalizar a beleza da fé da Igreja protestante de Madrid.

_________________

   Autoria   J. A. Lucas Guimarães é organizador do Calvino21, historiador, pastor presbiteriano, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM/SP) e escritor, com várias obras publicadas sobre o reformador francês, dentre elas o livro Calvino, Ciência e fake news.

Comentários

Postagens mais visitadas