Pular para o conteúdo principal

Destaques

CRUZ DE CRISTO: MÃO E PODER DE DEUS QUE SOCORREM

“ E da mesma maneira também os príncipes dos  sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus,  escarnecendo, diziam: Salvou os outros, e a si mesmo não  pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e  creremos nele. Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama;  porque disse:  Sou Filho de Deus. E o mesmo lhe lançaram  também e m rosto os salteadores que com ele estavam  crucificados.”  — Mt. 27.41-44 Sejamos advertidos e andemos no temor de Deus para que depois de termos provado a sua Palavra possamos recebê-la com reverência e obedeçamos ao nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos é apresentado ali. Porquanto, é também nele verdadeiramente que encontraremos toda a perfeição das virtudes, se nos achegarmos a ele em humildade. Porque se presumirmos e brincarmos com Deus, nossa audácia deve receber tal recompensa, como lemos aqui desses homens miseráveis que foram tão conduzidos por sua fúria. No entanto, devemos tirar algum pr...

CALVINO OBTEVE REGISTRO CIVIL BRASILEIRO

J. A. Lucas Guimarães

O nome Calvino, sobrenome de família do reformador protestante nascido em Noyon (Reino da França) em 1509 e que exerceu pastorado na cidade de Genebra até sua morte em 1564, ao qual o nome de batismo completa: João Calvino. Por certo, no início da século XX, o nome Calvino não era nem de longe parte da lista de nomes que cairia na preferência de escolha ao herdeiro recém-nascido. Desde a sua morte, por questões religiosas, o reformador foi aviltado sem piedade no mundo de influência católica. No Brasil, chegou a vincular seu nome em anúncio de jornal como identidade de cavalo de corrida. Foi anunciado como parte de sua biografia o fato de ter morrido de exaustão na prática de luxuria. Calvino era um nome que, possivelmente, devia-se bater na boca depois de pronunciá-lo e ao qual se devia convocar pragas amaldiçoadoras sobre ele. Portanto, não se podia imaginar que no Brasil do início do século XX, uma família o reclamasse ao nome de batismo de seu filho. Um imigrante de alguma nação protestante no Brasil poderia dispor-se em homenagear o reformador com seu nome ao filho. Mas um protestante brasileiro ponderaria sobre tal decisão.

|+| Leia também: Calvino era o nome de cavalo vencedor 

No entanto, Calvino é naturalizado sob nacionalidade brasileira pelo seus pais, o casal Anolino Barbosa da Silva e Esmerinda de Magalhães, como consta na Coluna Registro Civil Nascimento  do Jornal do Brasil, em sua edição 273, de 30/09/1901. O registro de Calvino foi realizado em data de 21/9/1901 na 5ª Pretoria do Rio de Janeiro. A data de nascimento de Calvino não é informada, mas apenas do registro civil. No início do século XX, poucas famílias registravam os filhos em data próxima ao seu nascimento. Havia orientação religiosa sobre a necessidade unicamente do registro de batismo como documento oficial de informação pessoal. Sem essa assistência, as famílias protestantes procuravam o registro civil dos filhos em tempo mais imediato ao nascimento deles. Seria esse o caso de Calvino? Teria ele nascido em uma família protestante, ocasionando o motivo de seu nome e de seu registro civil?

Excerto de notícia da Coluna Registro Civil Nascimento. In Jornal do Brasil, nº 273, edição de 30/9/1901. Fonte: https://memoria.bn.gov.br/

Como outras tantas possibilidades podem ser colocadas, ficamos no proposto: a efetivação do registro civil do brasileiro Calvino. O manteremos no anonimato e não buscaremos pelo seu perfil. Desse modo, o Calvino brasileiro terá similaridade com o Calvino histórico e se tornará ele próprio histórico pelo nome conferido e pela existência em um nome, que é dele e não de outro.

_________________

   Autoria   J. A. Lucas Guimarães é organizador do Calvino21, historiador, pastor presbiteriano, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM/SP) e escritor, com várias obras publicadas sobre o reformador francês, dentre elas o livro Calvino, Ciência e fake news.

Comentários

Postagens mais visitadas