Pular para o conteúdo principal

Destaques

LANÇAMENTO: LIVRO "JOÃO CALVINO: QUEM DIZEM QUE SOU?"

J. A. Lucas Guimarães ┐ ♥ ┌ Sob empréstimo da pergunta de Jesus aos discípulos foi publicada a décima obra da Coleção Calvino21,  intitulada: JOÃO CALVINO: “QUEM DIZEM QUE SOU?”   Esboços de retratos calvinianos O rganizada pelo historiador e teólogo J. A. Lucas Guimarães, encontra-se a convicção de que a relação de seu contexto original com as identificações à pessoa de João Calvino desde sua morte, não é mera coincidência. Se lhe fosse oportuno um lance de existência atual, é possível que ele fizesse semelhante indagação, apesar de seu desinteresse por ela em sua existência. Desse modo, tem início o empenho de disponibilizar a verdade histórica da identidade e identificação de João Calvino: advogado, um dos principais líder da Reforma Protestante do século XVI, pastor na cidade de Genebra e escritor cristão, com vasta literatura legada à posteridade, com a íntegra apresentação do Evangelho de Cristo pela fiel exposição bíblica. Porque já se distanciam os limites dos 500 ano...

CALVINO OBTEVE REGISTRO CIVIL BRASILEIRO

J. A. Lucas Guimarães

O nome Calvino, sobrenome de família do reformador protestante nascido em Noyon (Reino da França) em 1509 e que exerceu pastorado na cidade de Genebra até sua morte em 1564, ao qual o nome de batismo completa: João Calvino. Por certo, no início da século XX, o nome Calvino não era nem de longe parte da lista de nomes que cairia na preferência de escolha ao herdeiro recém-nascido. Desde a sua morte, por questões religiosas, o reformador foi aviltado sem piedade no mundo de influência católica. No Brasil, chegou a vincular seu nome em anúncio de jornal como identidade de cavalo de corrida. Foi anunciado como parte de sua biografia o fato de ter morrido de exaustão na prática de luxuria. Calvino era um nome que, possivelmente, devia-se bater na boca depois de pronunciá-lo e ao qual se devia convocar pragas amaldiçoadoras sobre ele. Portanto, não se podia imaginar que no Brasil do início do século XX, uma família o reclamasse ao nome de batismo de seu filho. Um imigrante de alguma nação protestante no Brasil poderia dispor-se em homenagear o reformador com seu nome ao filho. Mas um protestante brasileiro ponderaria sobre tal decisão.

|+| Leia também: Calvino era o nome de cavalo vencedor 

No entanto, Calvino é naturalizado sob nacionalidade brasileira pelo seus pais, o casal Anolino Barbosa da Silva e Esmerinda de Magalhães, como consta na Coluna Registro Civil Nascimento  do Jornal do Brasil, em sua edição 273, de 30/09/1901. O registro de Calvino foi realizado em data de 21/9/1901 na 5ª Pretoria do Rio de Janeiro. A data de nascimento de Calvino não é informada, mas apenas do registro civil. No início do século XX, poucas famílias registravam os filhos em data próxima ao seu nascimento. Havia orientação religiosa sobre a necessidade unicamente do registro de batismo como documento oficial de informação pessoal. Sem essa assistência, as famílias protestantes procuravam o registro civil dos filhos em tempo mais imediato ao nascimento deles. Seria esse o caso de Calvino? Teria ele nascido em uma família protestante, ocasionando o motivo de seu nome e de seu registro civil?

Excerto de notícia da Coluna Registro Civil Nascimento. In Jornal do Brasil, nº 273, edição de 30/9/1901. Fonte: https://memoria.bn.gov.br/

Como outras tantas possibilidades podem ser colocadas, ficamos no proposto: a efetivação do registro civil do brasileiro Calvino. O manteremos no anonimato e não buscaremos pelo seu perfil. Desse modo, o Calvino brasileiro terá similaridade com o Calvino histórico e se tornará ele próprio histórico pelo nome conferido e pela existência em um nome, que é dele e não de outro.

_________________

   Autoria   J. A. Lucas Guimarães é organizador do Calvino21, historiador, pastor presbiteriano, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM/SP) e escritor, com várias obras publicadas sobre o reformador francês, dentre elas o livro Calvino, Ciência e fake news.

Comentários

Postagens mais visitadas