Destaques
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
✢ COMENTÁRIO DE CALVINO AO EVANGELHO DE JOÃO 14.6
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).
✢ ✢ ✢
✢ O caminho, a verdade e a vida Ele estabelece três graus, como se tivesse dito que ele é o começo, o meio e o fim. E, portanto, segue-se que devemos começar com ele, continuar nele e terminar nele. Certamente, não devemos procurar sabedoria mais elevada do que aquela que nos leva à vida eterna, e ele testifica que essa vida pode ser encontrada nele. Agora, o método de obter vida é tornar-se novas criaturas. Ele declara que não devemos procurá-lo em nenhum outro lugar e, ao mesmo tempo, nos lembra que ele é o caminho, pelo qual somente podemos chegar a ele. Para que não nos falhe de forma alguma, ele estende a mão para aqueles que estão se desviando e se inclina tão baixo a ponto de guiar os bebês que mamam. Apresentando-se como líder, ele não deixa seu povo no meio do curso, mas os torna participantes da a verdade. Por fim, ele os faz desfrutar do fruto disso, que é a coisa mais excelente e deliciosa que se pode imaginar.
Como Cristo é o caminho, os fracos e os ignorantes não têm razão para reclamar que foram abandonados por ele. E como ele é a verdade e a vida, ele tem em si também o que é adequado para satisfazer o mais perfeito. Em resumo, agora Cristo afirma, a respeito da felicidade, o que eu disse recentemente sobre o objeto da fé. Todos acreditam e reconhecem que a felicidade do homem está somente em Deus. No entanto, logo depois erram a esse respeito, pois buscando a Deus em outro lugar que não em Cristo, o arrancam, por assim dizer, de sua verdadeira e sólida dignidade.
Alguns supõem que a verdade denota aqui a luz salvadora da sabedoria celestial e outros que denotam a substância da vida e de todas as bênçãos espirituais, contrastadas com sombras e figuras, como é dito: graça e verdade vieram de Jesus Cristo [Jo. 1.17]. Minha opinião é que a verdade significa aqui a perfeição da fé, assim como o caminho significa seu começo e primeiro elementos. O todo pode ser resumido assim: “Se alguém se afastar de Cristo, ele não fará nada além de se desviar. Se alguém não descansar nele, se alimentará em outro lugar de nada além de vento e vaidade. Se alguém não satisfeito apenas com ele desejar ir além, encontrará a morte em vez da vida.”
✢ Ninguém vem ao Pai Esta é uma explicação da afirmação anterior, pois ele é o caminho, porque nos conduz ao Pai. E ele é a verdade e a vida, porque nele percebemos o Pai. Quanto a invocar a Deus, pode-se dizer, com verdade, que nenhuma oração é ouvida, exceto pela intercessão de Cristo. Todavia, como Cristo fala agora sobre oração, devemos simplesmente entender o significado como sendo que os homens inventam para si verdadeiros labirintos, sempre que, depois de terem abandonado Cristo, tentam chegar a Deus. Pois Cristo prova que ele é a vida, porque Deus, que tem posse da fonte da vida [Sl. 36.9], não pode ser desfrutado de nenhuma outra maneira senão em Cristo. Portanto, toda teologia, quando separada de Cristo, não é apenas vã e confusa, mas também louca, enganosa e espúria, pois, embora os filósofos às vezes profiram excelentes ditos, não têm nada além do que é de curta duração e, até mesmo, se confundem com sentimentos perversos e errôneos.
✢ ✢ ✢
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postagens mais visitadas
✢ CALVINO E O POLÊMICO CASO SERVETO (1553)
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
✢ A MORTE DE JOÃO CALVINO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário