Pular para o conteúdo principal

Destaques

CRUZ DE CRISTO: MÃO E PODER DE DEUS QUE SOCORREM

“ E da mesma maneira também os príncipes dos  sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus,  escarnecendo, diziam: Salvou os outros, e a si mesmo não  pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e  creremos nele. Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama;  porque disse:  Sou Filho de Deus. E o mesmo lhe lançaram  também e m rosto os salteadores que com ele estavam  crucificados.”  — Mt. 27.41-44 Sejamos advertidos e andemos no temor de Deus para que depois de termos provado a sua Palavra possamos recebê-la com reverência e obedeçamos ao nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos é apresentado ali. Porquanto, é também nele verdadeiramente que encontraremos toda a perfeição das virtudes, se nos achegarmos a ele em humildade. Porque se presumirmos e brincarmos com Deus, nossa audácia deve receber tal recompensa, como lemos aqui desses homens miseráveis que foram tão conduzidos por sua fúria. No entanto, devemos tirar algum pr...

JOÃO CALVINO EM TERMOS E CONCEITOS

| CALVINO | Sobrenome, popularmente usado como nome próprio, de João Calvino (1509-1564), teólogo, advogado, pastor protestante e escritor francês. Ele é considerado um dos principais líderes da Reforma Protestante do século XVI. Suas ideias tiveram um impacto significativo à compreensão teológica cristã, bem como à vida social, política e, até mesmo, ao sistema econômico de diversos países. O sistema teológico inspirado em suas ideais é conhecido como Calvinismo. Foram seus opositores que a apelidaram, ainda Calvino em vida, como forma de menosprezo, ao vincular o nome do reformador à fundação de nova doutrina (heresia). Não porque possuísse caráter pejorátivo, mas ele rejeitou essa nomenclatura para descrever seu ensino teológico. De certo, entendia que não havia inventado nenhuma nova doutrina, mas apenas ensinado o que já possuía autoria na Escritura e no correto ensino da sã doutrina cristã (tradição). O calvinismo se espalhou por países como a Suíça, Países Baixos, África do Sul, Inglaterra, Escócia e Estados Unidos. Calvino pertence à segunda geração da Reforma Protestante. Muitos o consideram uma figura quase paternal para o povo de língua francesa. Seu estilo de pensamento refinado e geométrico deixou uma marca duradoura na história moderna cristã e da literatura francesa.

| CALVINISMO | É um conceito de designação do conjunto das doutrinas da graça soberana de Deus que foram distinguidas e se tornaram distinção, mais particularmente a partir do século XVII, da ênfase doutrinária da fé cristã que se cristalizou pela pregação e ensino do movimento calvinista. Nessa condição, o termo calvinismo, quando usado para defini-lo como movimento religioso ocorrido na História do Protestantismo, refere-se ao sistema teológico de interpretação e aplicação da Palavra de Deus a toda realidade, tendo como chave hermenêutica a soberania divina (poder, vontade, palavra e obra), sob a qual todas as coisas são como teatro à manifestação da glória divina através da obra redentora de Cristo e de seu soberano governo divino sobre tudo, em cumprindo de suas promessas, providência do sustento de sua criação, remissão dos eleitos com adoção filial e julgamento dos perversos.

O termo deriva, é claro, seu caráter descritivo ao fato histórico do reformador suíço, João Calvino (1509-1564), em sua luta como ministro do Evangelho para edificar a Igreja protestante em Genebra e oferecer suporte ao progresso espiritual e doutrinário à recente Reforma Protestante, proclamar e defender mais proeminentemente, do que qualquer testemunha contemporânea ou antecedente a ele, as sublimes doutrinas da graça divina. Não que essas verdades maravilhosas tenham se originado como obra teológica de Calvino. Elas formam uma parte essencial da revelação de Deus pela sua Palavra e são imprescindível à compreensão da ordem da salvação: a realização da redenção a partir da obra de Cristo na cruz.

No entanto, para um aporte histórico, convém atentar ao que observa Stuart Picken, na obra Historical dictionary of Calvinism, quanto à conceituação do calvinismo:

“Um dos desenvolvimentos mais difíceis de entender é a relação entre o próprio Calvino e a entidade histórica Calvinismo, à qual seu nome foi associado. No início do século 16, era óbvio que os luteranos, particularmente Joachim Westphal (1510-1574), tinham disputas com Calvino que se mostravam quão distantes estavam em algumas áreas pela doutrina e prática relacionadas aos sacramentos. Westphal é creditado por cunhar o termo Calvinismo para distinguir as visões luteranas das de Calvino. No entanto, alguns teólogos da Igreja Reformada tinham dúvidas e reservas sobre aspectos da teologia de Calvino. O Calvinismo dos Cinco Pontos, que resolveu a Controvérsia Arminiana no Sínodo de Dordrecht (1618-1619), tornou-se a norma do Calvinismo ortodoxo na Holanda. Os cinco artigos foram justificados na Bíblia e na Institutas da Religião Cristã. O calvinismo baseado em Calvino foi assim definido teologicamente.

| CALVINISTA | Designativo usado para identificar aquele que assume o calvinismo como legado teológico e busca aplicar a sua sistematização doutrinária como parte parte do seu próprio fazer teológico, bem como para vivenciar a fé e prática cristãs sob os fundamentos das doutrinas da graça e soberania divinas sustentados pelo calvinismo, como centro de leitura da realidade e da ordem da redenção divina dos eleitos. Historicamente, ainda que algumas igrejas históricas e denominações protestantes prescrevam suas doutrinas da fé e prática cristãs sob base teológica calvinista, nem João Calvino ou os adeptos de sua teologia em nome dele, muito menos o movimento calvinista, fundaram uma igreja para, particularmente, representar ou preservar o calvinismo em seguimento ao seu fundador. Calvino deixou bem claro que essa ideia estava fora de toda cogitação, pois sua obra não era de fundação, mas de preservação do fundamento original. Isso justifica o fato do movimento calvinista privar-se de tal empreendimento, mesmo dispondo de um verdadeiro manual de religião escrito por Calvino, As Institutas da Religião Cristã, de fácil uso à organização de uma igreja calviniana. Portanto, é possível encontrar um cristão calvinista em toda a expressão da igreja protestante mundial. Devido a intensa redescoberta da obra de João Calvino desde o final do século XX, tem sido uma experiência enriquecedora para alguns grupos protestantes a adesão ao calvinismo sem, contudo, comprometer aspectos importantes à sua identidade, sob vínculo da motivação fundadora.

| CALVINIANO | Terminologia que diz respeito à referência ao pensamento e obras de João Calvino. Essa designação faz-se necessária àquele que o nome do reformador encontra-se ligado como movimento religioso que legou as ideias calvinianas como parte da estrutura de sua teologia. Como todo movimento, também se agregam as próprias interpretações. Nisso, é preciso não confundir o que propriamente é pensamento de Calvino (ou seja, calviniano), daquele que é a interpretação pelo movimento que o assumiu como sistema teológico, o calvinismo (ou seja, calvinista).

_____________________

   Autoria   J. A. Lucas Guimarães é organizador do Calvino21, historiador, pastor presbiteriano, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM/SP) e escritor, com várias obras publicadas sobre o reformador francês, dentre elas o livro Calvino, Ciência e fake news.

Comentários

Postagens mais visitadas