Pular para o conteúdo principal

Destaques

CRUZ DE CRISTO: MÃO E PODER DE DEUS QUE SOCORREM

“ E da mesma maneira também os príncipes dos  sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus,  escarnecendo, diziam: Salvou os outros, e a si mesmo não  pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e  creremos nele. Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama;  porque disse:  Sou Filho de Deus. E o mesmo lhe lançaram  também e m rosto os salteadores que com ele estavam  crucificados.”  — Mt. 27.41-44 Sejamos advertidos e andemos no temor de Deus para que depois de termos provado a sua Palavra possamos recebê-la com reverência e obedeçamos ao nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos é apresentado ali. Porquanto, é também nele verdadeiramente que encontraremos toda a perfeição das virtudes, se nos achegarmos a ele em humildade. Porque se presumirmos e brincarmos com Deus, nossa audácia deve receber tal recompensa, como lemos aqui desses homens miseráveis que foram tão conduzidos por sua fúria. No entanto, devemos tirar algum pr...

CALVINO ERA NOME DE CAVALO VENCEDOR

 J. A. Lucas Guimarães | Calvino21

Algo inusitado foi noticiado envolvendo o nome de João Calvino (1509-1564), advogado, pastor, reformador protestante do séc. XIX e reconhecido não apenas pela excelência de seu pastorado na cidade de Genebra (Suíça), mas marcadamente como inspirador do sistema teológico denominado de Calvinismo. O Jornal do Brasil, com circulação no Rio de Janeiro, edição da manhã de 07/02/1901, na coluna Sport, sob título "Turf platino", publica resultados das corridas realizadas em Buenos Aires, no final do mês anterior. Nas categorias, constam as duplas vencedoras: Star e Steel King, Monja e Bandolero, Can-Can e Yerba Dulce, entre outras. No entanto, um detalhe não poderia passar desapercebido. Ele diz respeito ao fato do cavalo vencedor do páreo Remate figurar no noticiado com o nome de "Calvino". Mas o que torna esse fato significativo ao estudo da vida e obra de João Calvino?

Ocorre que no início do século XX, o nome "Calvino" não era popularmente conhecido, de forma a vincular uma virtude própria dele para agregar valor simbólico ao animal. Quando o proprietário de um dos vencedores chamou seu cavalo de "Star", certamente, queria vincular sua imagem a fama, semelhante a uma "estrela", e como tal atuaria nas competições. Todavia, também, um animal era chamado por um nome que o proprietário queria caricaturar. Nesse caso, não procurava agregar valor ao animal, mas rebaixar e aviltar a imagem de um vulto histórico, ao chamar o animal pelo nome daquele. Quanto a chamar um animal pelo nome de uma pessoa para homenageá-la, não era comum e nem aceitável socialmente.

Nesse período, o próprio Jornal do Brasil divulgava matéria de teor autoral contrário ao protestantismo. O nome João Calvino ou Calvino era identificado como herege e líder protestante que queimou na fogueira o médico Miguel Serveto. O Turf era marcadamente um esporte praticado pela classe alta da sociedade da época. Os leitores do jornal são, em sua maioria, dessa classe social. Desta forma, o proprietário, por certo, teve a intenção, já que o nome Calvino não é popularmente conhecido e nem carrega nenhum apelo especial, de estigmatizar aquele que é mundialmente vinculado como seu sobrenome: João Calvino, um dos principais líderes do movimento protestante do século XVI.

Em vida e, principalmente, após sua morte, pode-se considerar que João Calvino, como um dos grandes da história da humanidade, foi o mais caricaturado e que teve sua imagem perversamente retratada com os piores delitos e vícios que se pode praticar. Dado como herege pela Igreja Católica Romana, parece que era a permissão para atentar o que fosse possível contra ele. Se era sobre João Calvino, a mentira mais absurda devia ser a verdade mais pura, então não precisava de prova para acreditar. É a favor dele, mesmo com prova, qualquer verdade sobre alguma virtude era passiva de dúvida e dada ao descrédito.

Duas coisas a falácia não pode mudar: a realidade e a verdade histórica. Essas duas começam a mostrar insistentemente ao século XXI que João Calvino foi bem e bondade à humanidade e que o seu legado foi inspirador das grandes estruturas que formam a sociedade moderna: democracia, filantropia, educação... Parece que o nome "Calvino" inspirou o cavalo com as virtudes próprias daquele que é vulto histórico reconhecido por esse sobrenome, tais como persistência, força e vitória.

Comentários

Postagens mais visitadas