Pular para o conteúdo principal

Destaques

CRUZ DE CRISTO: MÃO E PODER DE DEUS QUE SOCORREM

“ E da mesma maneira também os príncipes dos  sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus,  escarnecendo, diziam: Salvou os outros, e a si mesmo não  pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e  creremos nele. Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama;  porque disse:  Sou Filho de Deus. E o mesmo lhe lançaram  também e m rosto os salteadores que com ele estavam  crucificados.”  — Mt. 27.41-44 Sejamos advertidos e andemos no temor de Deus para que depois de termos provado a sua Palavra possamos recebê-la com reverência e obedeçamos ao nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos é apresentado ali. Porquanto, é também nele verdadeiramente que encontraremos toda a perfeição das virtudes, se nos achegarmos a ele em humildade. Porque se presumirmos e brincarmos com Deus, nossa audácia deve receber tal recompensa, como lemos aqui desses homens miseráveis que foram tão conduzidos por sua fúria. No entanto, devemos tirar algum pr...

CALVINO EM QUESTÃO: LUTERANISMO E CALVINISMO

J. A. Lucas Guimarães | Historiador *

✢ ✢ 

O site Toda Matéria disponibiliza uma diversidade de exercícios relacionados às matérias curriculares ofertadas no Ensino Fundamental e Médio, ajudando milhares de estudantes a se prepararem para as provas. Numa sequência de 11 exercícios sobre a Reforma Protestante, a Questão 6 tem João Calvino e Martinho Lutero como parte da lógica conteudista e norteadora da interpretação da principal diferença de suas ideias à resolução da questão, como segue [1]:

| Questão 6 | Luteranismo e Calvinismo são movimentos originados a partir da reforma protestante. A principal diferença entre as ideias defendidas por Martinho Lutero e João Calvino está relacionada com:

a) a liturgia dos cultos
b) a salvação
c) o dízimo
d) as autoridades eclesiásticas

Em seguida, a orientação de resolução da questão disponibilizada no Toda Matéria:

Alternativa correta: b) a salvação.
Martinho Lutero iniciou a reforma protestante e o francês João Calvino foi um dos seguidores, aderindo ao movimento em 1533. Em questões doutrinárias, para Lutero a fé em Deus é o caminho para salvação. Já Calvino pregava a doutrina da predestinação, ou seja, as pessoas que seriam salvas já teriam seu caminho traçado por Deus.

Faço saber, que a análise, a seguir, não pretende questionar a credibilidade do Toda Matéria. O enfoque é mostrar os quatro principais estereótipos (conceito ou imagem preconceituoso e sem fundamento à nível de senso comum, que dispensa o crivo da comprovação histórica), que assumiram à regência do ensino sobre Calvino e calvinismo, como seguem:

1 | Calvino "pregava a doutrina da predestinação, ou seja, as pessoas que seriam salvas já teriam seu caminho traçado por Deus";
2 | A severidade imposta por ele à cidade de Genebra;
3 | A participação dele na morte de Miguel Serveto;
4 | Seu papel no desenvolvimento do capitalismo ou seu impulsionador pela ética protestante do trabalho, como prova da eleição divina (quase tese de Max Weber).

À questão formulada, a resolução oferecida induz o estudante a alternativa que valida o primeiro estereótipo, ou seja, a alternativa "b". No entanto, Calvino não divergia de Lutero nessa ideia, mas o seguia, considerando que o escrito de Lutero que aborda a predestinação e que a expõe em seu escrito "Da Vontade Cativa" (De Servo Arbítrio) é anterior a Calvino e conhecido por ele.

E agora? A alternativa "b" não é correta, caso for excluído dela seu estereótipo. Educação para todos, nessa hora! Isso não vai ocorrer nas próximas décadas. Brasil não é muito chegado a mudança de erro, logo não haverá perda de ponto agora. Ufa! Ao Toda Matéria, por favor, não exclua a questão. Ela é bem elaborada. Mas se mudar a resolução, fará um bem enorme ao que marcou a alternativa errada e estava certo. Como não sabia que estava certo, apenas faço propaganda do bem enorme! Quanto ao estudante, marque a alternativa "A" (a liturgia dos cultos) e peça revisão de prova.

A liturgia dos cultos foi um diferencial marcante entre luteranos e calvinistas, culminando em algo muito significativo nela: a diferença de interpretação do Sacramento da Eucaristia, a Ceia do Senhor. Como interpretavam?

Um pouco de pesquisa esclarecerá isso!

_________________

[1] Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-reforma-protestante/. Acesso em: 16/11/22.

✢ ✢ 

* J. A. Lucas Guimarães é Mestre em Ciência da Religião (UPM/SP), historiador-docente, pastor presbiteriano, organizador do Blog Calvino21, membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Praia Grande (IHGPG), tendo como patrono o reformador João Calvino, e autor do livro Calvino, Ciência e fake news, dentre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas