Pular para o conteúdo principal

Destaques

LANÇAMENTO: LIVRO "JOÃO CALVINO: QUEM DIZEM QUE SOU?"

J. A. Lucas Guimarães ┐ ♥ ┌ Sob empréstimo da pergunta de Jesus aos discípulos foi publicada a décima obra da Coleção Calvino21,  intitulada: JOÃO CALVINO: “QUEM DIZEM QUE SOU?”   Esboços de retratos calvinianos O rganizada pelo historiador e teólogo J. A. Lucas Guimarães, encontra-se a convicção de que a relação de seu contexto original com as identificações à pessoa de João Calvino desde sua morte, não é mera coincidência. Se lhe fosse oportuno um lance de existência atual, é possível que ele fizesse semelhante indagação, apesar de seu desinteresse por ela em sua existência. Desse modo, tem início o empenho de disponibilizar a verdade histórica da identidade e identificação de João Calvino: advogado, um dos principais líder da Reforma Protestante do século XVI, pastor na cidade de Genebra e escritor cristão, com vasta literatura legada à posteridade, com a íntegra apresentação do Evangelho de Cristo pela fiel exposição bíblica. Porque já se distanciam os limites dos 500 ano...

CALVINO EM QUESTÃO: LUTERANISMO E CALVINISMO

J. A. Lucas Guimarães | Historiador *

✢ ✢ 

O site Toda Matéria disponibiliza uma diversidade de exercícios relacionados às matérias curriculares ofertadas no Ensino Fundamental e Médio, ajudando milhares de estudantes a se prepararem para as provas. Numa sequência de 11 exercícios sobre a Reforma Protestante, a Questão 6 tem João Calvino e Martinho Lutero como parte da lógica conteudista e norteadora da interpretação da principal diferença de suas ideias à resolução da questão, como segue [1]:

| Questão 6 | Luteranismo e Calvinismo são movimentos originados a partir da reforma protestante. A principal diferença entre as ideias defendidas por Martinho Lutero e João Calvino está relacionada com:

a) a liturgia dos cultos
b) a salvação
c) o dízimo
d) as autoridades eclesiásticas

Em seguida, a orientação de resolução da questão disponibilizada no Toda Matéria:

Alternativa correta: b) a salvação.
Martinho Lutero iniciou a reforma protestante e o francês João Calvino foi um dos seguidores, aderindo ao movimento em 1533. Em questões doutrinárias, para Lutero a fé em Deus é o caminho para salvação. Já Calvino pregava a doutrina da predestinação, ou seja, as pessoas que seriam salvas já teriam seu caminho traçado por Deus.

Faço saber, que a análise, a seguir, não pretende questionar a credibilidade do Toda Matéria. O enfoque é mostrar os quatro principais estereótipos (conceito ou imagem preconceituoso e sem fundamento à nível de senso comum, que dispensa o crivo da comprovação histórica), que assumiram à regência do ensino sobre Calvino e calvinismo, como seguem:

1 | Calvino "pregava a doutrina da predestinação, ou seja, as pessoas que seriam salvas já teriam seu caminho traçado por Deus";
2 | A severidade imposta por ele à cidade de Genebra;
3 | A participação dele na morte de Miguel Serveto;
4 | Seu papel no desenvolvimento do capitalismo ou seu impulsionador pela ética protestante do trabalho, como prova da eleição divina (quase tese de Max Weber).

À questão formulada, a resolução oferecida induz o estudante a alternativa que valida o primeiro estereótipo, ou seja, a alternativa "b". No entanto, Calvino não divergia de Lutero nessa ideia, mas o seguia, considerando que o escrito de Lutero que aborda a predestinação e que a expõe em seu escrito "Da Vontade Cativa" (De Servo Arbítrio) é anterior a Calvino e conhecido por ele.

E agora? A alternativa "b" não é correta, caso for excluído dela seu estereótipo. Educação para todos, nessa hora! Isso não vai ocorrer nas próximas décadas. Brasil não é muito chegado a mudança de erro, logo não haverá perda de ponto agora. Ufa! Ao Toda Matéria, por favor, não exclua a questão. Ela é bem elaborada. Mas se mudar a resolução, fará um bem enorme ao que marcou a alternativa errada e estava certo. Como não sabia que estava certo, apenas faço propaganda do bem enorme! Quanto ao estudante, marque a alternativa "A" (a liturgia dos cultos) e peça revisão de prova.

A liturgia dos cultos foi um diferencial marcante entre luteranos e calvinistas, culminando em algo muito significativo nela: a diferença de interpretação do Sacramento da Eucaristia, a Ceia do Senhor. Como interpretavam?

Um pouco de pesquisa esclarecerá isso!

_________________

[1] Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-reforma-protestante/. Acesso em: 16/11/22.

✢ ✢ 

* J. A. Lucas Guimarães é Mestre em Ciência da Religião (UPM/SP), historiador-docente, pastor presbiteriano, organizador do Blog Calvino21, membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Praia Grande (IHGPG), tendo como patrono o reformador João Calvino, e autor do livro Calvino, Ciência e fake news, dentre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas