Destaques
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
✢ RENÚNCIA E SERVIÇO: SOMOS DE DEUS
João Calvino *
Embora a Lei do Senhor contenha um método excelente e perfeitamente ordenado para a organização de nossa vida, nosso Mestre celestial quis formar os seus com um ensinamento ainda mais acurado do que a regra prescrita na Lei.
O princípio dessa instrução é este: que o dever dos fiéis é oferecer seu corpo a Deus “em sacrifício vivo, santo e agradável” a ele, e nisso consiste o culto legítimo (Rm. 12.1). Daí procede a exortação para que não se acomodem à aparência deste mundo, mas que se transformem pela renovação de sua mente, a fim de provar qual é a vontade de Deus.
Isto já é grandioso: estarmos consagrados e dedicados a Deus, a fim de que, a partir daí, não pensemos, falemos, meditemos ou façamos coisa alguma que não seja para sua glória. Pois o sagrado não pode ser aplicado a usos profanos, a não ser com grande injúria a Deus. E, se não somos nossos, mas do Senhor, é evidente o erro que deve ser evitado e, por outro lado, a que todas as nossas ações devem ser dirigidas:
Em contrapartida:
Ó, quanto avançou aquele que não é instruído por si mesmo e que priva sua própria razão do domínio e do comando de si para confiá-lo ao Senhor! Pois a peste mais eficaz à perdição das pessoas é a obediência a si mesmas, quando, pelo contrário, o único porto de salvação é não provar nem desejar nada por si, mas antes somente seguir a Deus. E, assim, o primeiro passo é que a pessoa se afaste de si, para aplicar toda a força de seu intelecto ao serviço de Deus.
Chamo serviço não somente o que consiste na obediência à Palavra, mas aquele pelo qual o intelecto da pessoa, esvaziado da sensação mesma de sua carne, converte-se inteiramente às ordens do Espírito de Deus. Essa transformação, a qual Paulo chama de renovação da mente (Ef. 4.23), e que é a primeira entrada para a vida, todos os filósofos a ignoram. Pois eles antepõem somente a razão humana como moderadora, e pensam que só a ela se deve escutar, e só a ela, finalmente, entregam e permitem o comando de nossos costumes.
____________________
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postagens mais visitadas
✢ CALVINO E O POLÊMICO CASO SERVETO (1553)
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
✢ A MORTE DE JOÃO CALVINO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário