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Destaques

✢ LANÇAMENTO: LIVRO "CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS"

  J. A. Lucas Guimarães | Organizador ✢ ✢ ✢ Não é sem imensa expectativa e alegria que se empreende a publicação da décima primeira obra de caráter temático calviniano da Coleção  Calvino21 , sob autoria do Rev. J. A. Lucas Guimarães, historiador, teólogo e organizador do Calvino21 , intitulado  CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS:  a invenção da oposição calviniana à Ciência moderna na historiografia do século XIX.   Principalmente, ao considerar a singularidade do conteúdo, o nível do conhecimento alcançado e o caráter da percepção do passado envolvida, disponibilizados à leitura, reflexão e intelectualidade, caso o arbítrio do bom senso encontrado, esteja em diálogo com a coerência da boa vontade leitora. | ✢|   Conheça a Coleção Calvino21 :   PubliCALVINO21 Com a convicção da pertinência da presente obra ao estabelecimento da verdade histórica sobre a postura de João Calvino (1509-1564) diante dos ensaios preparatórios no século XVI  ao início da Ciência Moderna ocorrido no século XVII,  

✢ SERVETUS APOIA CALVINO EM JORNAL

J. A. Lucas Guimarães *

Faz parte de minha rotina de historiador folhear os antigos jornais em formato digital, disponibilizados no Brasil, principalmente, pela Biblioteca Nacional através de sua plataforma: memoria.bn.br. Entre os achados que interessam ao Blog Calvino21, pelo conteúdo sobre João Calvino, é uma resposta ao artigo do reverendo Vicente Themudo Lessa de um leitor. Chama a atenção o fato dele assinar o texto como Servetus, um dos envolvidos no assunto de sua resposta, que foi publicado no Pacotilha (Jornal da Tarde), com sede no Maranhão, em edição nº 278, de 23/11/1907. Segue extrato do texto publicado e transcrição:

Excerto: texto "Calvino". Jornal Pacotilha (1907)
Fonte: memoria.bn.br

Estou em perfeito accordo com o revd. Themudo, quando diz no seu artigo de hontem:
«Condemnado Servet á fogueira, Calvino e seus amigos intervieram, pleiteando pela decapitação, morte menos violenta, mas não foram atlendidos.»
O que convém, porém, registrar, é a resposta que deu Servet quando lhe foram dar essa noticia, prova irrecusável de que, optando por lhe dividir o corpo em 2 pedaços, Calvino, longe de ser um malvado, era ao contrario, uma pomba sem fel. Diz um pesquizador que, ao receber a consoladora nova, Servet dissera: 
«O diabo que escolha; a mim tanto rende seis como meia duzia!» Servetus.

[ Estou de pleno acordo com o rev. Themudo, quando diz no seu artigo de ontem:
“Condenado Serveto à fogueira, Calvino e seus amigos intervieram, pleiteando pela decapitação, morte menos violenta, mas não foram atendidos.
O que convém, porém, registrar é a resposta que Serveto deu quando lhe foram dar essa notícia, prova irrecusável de que, optando por lhe dividir o corpo em dois pedaços, Calvino, longe de ser um malvado, era, ao contrário, uma pomba sem fel. Diz um pesquisador que, ao receber a consoladora nova, Serveto dissera: 
“O diabo que escolha. A mim, tanto rende seis como meia dúzia.” Servetus ]

Portanto, se Miguel Serveto [em latim, Servetus] no século XVI não concordava em nada com João Calvino, o Servetus teleportado pelo leitor ao início do século XX, ao contrário, mediava seu apoio às ideias do articulista em sua defesa da ausência de maquinação calviniana na condenação de sua morte à fogueira. Por certo, o que houve foi a fabricação de arrogância em molde de orgulho pelo réu, de modo a resultar em produção de beligerante e danada inclinação à propaganda de questionamentos às pétreas temáticas da doutrina cristã. Na época, elas se encontravam sob proteção de penalidades centenárias, dadas por jurisprudências acatadas nos reinos cristãos sob juramentos e observadas na totalidade de suas províncias. Serveto poderia ter continuado suas notáveis pesquisas no ofício da medicina. Em fuga de executa de sentença pelo mesmo motivo que o condenou à morte, refugia-se em Genebra, a cidade refúgio aos perseguidos por professarem a sã ortodoxia da pregação protestante. Ela é refúgio para renovo e começo, sob proteção da irmandade de uma sociedade cristã protestante. Não era refúgio à suspensão de qualquer sentença ao delituoso, pois dela muitos foram exilados, dada à execução dessa sentença penal. Era cidade refúgio e não de refugo. Não era abrigo para fora da lei à lei de fora e nem para justiceiros, mas aos injustiçados, sob risco de morte pela perseguição por professarem a fé somente em Cristo, base da pregação reformada.

Para alguns, Serveto poderia figurar como padroeiro da liberdade de expressão em virtude de seu martírio no uso dela. No entanto, o posicionamento dele não pode ser qualificado como busca de liberdade de expressão. Ele empreende a defesa de um tratado teórico, nos moldes usados na época, com vista à comprovação e superação do pensamento vigente, vencido o embate teórico. Portanto, a obra de Serveto não resulta da busca pela liberdade de expressão. Ela é uma elaboração teórica de denúncia da falácia da doutrina cristã, em destaque através dos escritos de Calvino, e apresentação formal de substitutivo. Diferentemente dos reformadores, que atuaram no campo da hermenêutica (doutrina correta, mas interpretação errônea), ele caminha no espaço da dogmática (falsa doutrina, devido a concepção errada de conceitos).

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* J. A. Lucas Guimarães é historiador e organizador do Blog Calvino21.

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