Pular para o conteúdo principal

Destaques

CRUZ DE CRISTO: MÃO E PODER DE DEUS QUE SOCORREM

“ E da mesma maneira também os príncipes dos  sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus,  escarnecendo, diziam: Salvou os outros, e a si mesmo não  pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e  creremos nele. Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama;  porque disse:  Sou Filho de Deus. E o mesmo lhe lançaram  também e m rosto os salteadores que com ele estavam  crucificados.”  — Mt. 27.41-44 Sejamos advertidos e andemos no temor de Deus para que depois de termos provado a sua Palavra possamos recebê-la com reverência e obedeçamos ao nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos é apresentado ali. Porquanto, é também nele verdadeiramente que encontraremos toda a perfeição das virtudes, se nos achegarmos a ele em humildade. Porque se presumirmos e brincarmos com Deus, nossa audácia deve receber tal recompensa, como lemos aqui desses homens miseráveis que foram tão conduzidos por sua fúria. No entanto, devemos tirar algum pr...

✢ INSTITUTAS: OBRA-PRIMA DE CALVINO


Editores | Encyclopaedia Britannica *

✢ ✢ ✢

Institutas da Religião Cristã   Em latim, Christianae Religionis Institutio, e em francês, Institution de la Religion Chrétienne. A obra-prima de João Calvino. Um resumo da teologia bíblica, que se tornou a declaração normativa da fé reformada. Foi publicada pela primeira vez em 1536, tendo sido revisada e ampliada por Calvino, em várias edições, antes da edição definitiva ser publicada em 1559.

A primeira edição, escrita em latim e publicada em Basel, onde Calvino estava exilado, incluía uma dedicatória ao rei francês Francisco I. Calvino pretendia que seu trabalho fosse uma declaração das crenças protestantes francesas que refutariam o rei, que perseguia os protestantes franceses e os chamando incorretamente de anabatistas (reformadores radicais, que desejavam separar a igreja do Estado). Consistia em seis capítulos, que discutiam os Dez Mandamentos, o Credo dos Apóstolos, a Oração do Senhor, os sacramentos do Batismo e da Ceia do Senhor, os sacramentos em disputa e a liberdade cristã. A maioria dos temas do pensamento maduro de Calvino estava contida na primeira edição.

A primeira edição francesa, preparada por Calvino e publicada em Basel em 1541, foi a primeira grande obra em prosa argumentativa francesa. Ela influenciou o pensamento e o estilo literário franceses.

A edição final, em latim e publicada em Genebra em 1559, era mais de quatro vezes maior que a primeira edição. Foi organizada em quatro livros, referentes ao Criador, Redentor, Espírito e Igreja. Os temas dominantes tratavam da soberania de Deus, sua graça e sua redenção de pecadores indignos. Esta edição foi publicada em francês (1560), em inglês (1561) e, posteriormente, em muitos outros idiomas.

_____________________

* Artigo da Encyclopaedia Britannica, sob título inglês "Institutes of the Christian Religion". Disponível em: https://www.britannica.com/topic/Institutes-of-the-Christian-Religion. Acesso em: 28/11/2022. Tradução: Calvino21.

Comentários

Postagens mais visitadas