Pular para o conteúdo principal

Destaques

✢ LANÇAMENTO: LIVRO "CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS"

  J. A. Lucas Guimarães | Organizador ✢ ✢ ✢ Não é sem imensa expectativa e alegria que se empreende a publicação da décima primeira obra de caráter temático calviniano da Coleção  Calvino21 , sob autoria do Rev. J. A. Lucas Guimarães, historiador, teólogo e organizador do Calvino21 , intitulado  CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS:  a invenção da oposição calviniana à Ciência moderna na historiografia do século XIX.   Principalmente, ao considerar a singularidade do conteúdo, o nível do conhecimento alcançado e o caráter da percepção do passado envolvida, disponibilizados à leitura, reflexão e intelectualidade, caso o arbítrio do bom senso encontrado, esteja em diálogo com a coerência da boa vontade leitora. | ✢|   Conheça a Coleção Calvino21 :   PubliCALVINO21 Com a convicção da pertinência da presente obra ao estabelecimento da verdade histórica sobre a postura de João Calvino (1509-1564) diante dos ensaios preparatórios no século XVI  ao início da Ciência Moderna ocorrido no século XVII,  

✢ INSTITUTAS: OBRA-PRIMA DE CALVINO


Editores | Encyclopaedia Britannica *

✢ ✢ ✢

Institutas da Religião Cristã   Em latim, Christianae Religionis Institutio, e em francês, Institution de la Religion Chrétienne. A obra-prima de João Calvino. Um resumo da teologia bíblica, que se tornou a declaração normativa da fé reformada. Foi publicada pela primeira vez em 1536, tendo sido revisada e ampliada por Calvino, em várias edições, antes da edição definitiva ser publicada em 1559.

A primeira edição, escrita em latim e publicada em Basel, onde Calvino estava exilado, incluía uma dedicatória ao rei francês Francisco I. Calvino pretendia que seu trabalho fosse uma declaração das crenças protestantes francesas que refutariam o rei, que perseguia os protestantes franceses e os chamando incorretamente de anabatistas (reformadores radicais, que desejavam separar a igreja do Estado). Consistia em seis capítulos, que discutiam os Dez Mandamentos, o Credo dos Apóstolos, a Oração do Senhor, os sacramentos do Batismo e da Ceia do Senhor, os sacramentos em disputa e a liberdade cristã. A maioria dos temas do pensamento maduro de Calvino estava contida na primeira edição.

A primeira edição francesa, preparada por Calvino e publicada em Basel em 1541, foi a primeira grande obra em prosa argumentativa francesa. Ela influenciou o pensamento e o estilo literário franceses.

A edição final, em latim e publicada em Genebra em 1559, era mais de quatro vezes maior que a primeira edição. Foi organizada em quatro livros, referentes ao Criador, Redentor, Espírito e Igreja. Os temas dominantes tratavam da soberania de Deus, sua graça e sua redenção de pecadores indignos. Esta edição foi publicada em francês (1560), em inglês (1561) e, posteriormente, em muitos outros idiomas.

_____________________

* Artigo da Encyclopaedia Britannica, sob título inglês "Institutes of the Christian Religion". Disponível em: https://www.britannica.com/topic/Institutes-of-the-Christian-Religion. Acesso em: 28/11/2022. Tradução: Calvino21.

Comentários

Postagens mais visitadas