Pular para o conteúdo principal

Destaques

✢ LANÇAMENTO: LIVRO "CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS"

  J. A. Lucas Guimarães | Organizador ✢ ✢ ✢ Não é sem imensa expectativa e alegria que se empreende a publicação da décima primeira obra de caráter temático calviniano da Coleção  Calvino21 , sob autoria do Rev. J. A. Lucas Guimarães, historiador, teólogo e organizador do Calvino21 , intitulado  CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS:  a invenção da oposição calviniana à Ciência moderna na historiografia do século XIX.   Principalmente, ao considerar a singularidade do conteúdo, o nível do conhecimento alcançado e o caráter da percepção do passado envolvida, disponibilizados à leitura, reflexão e intelectualidade, caso o arbítrio do bom senso encontrado, esteja em diálogo com a coerência da boa vontade leitora. | ✢|   Conheça a Coleção Calvino21 :   PubliCALVINO21 Com a convicção da pertinência da presente obra ao estabelecimento da verdade histórica sobre a postura de João Calvino (1509-1564) diante dos ensaios preparatórios no século XVI  ao início da Ciência Moderna ocorrido no século XVII,  

✢ ORAÇÃO PARA ANTES DO TRABALHO ┌ João Calvino

Nosso bom Deus, Pai e Salvador, uma vez que lhe aprouve ordenar que trabalhemos para podermos atender à nossa pobreza, por sua graça, de tal modo abençoa nosso trabalho que sua bênção se estenda até nós, sem o que ninguém poderá prosperar no bem, e que tal favor nos sirva para testemunho de sua bondade e assistência, por meio da qual reconheçamos o paternal cuidado que tem por nós. Ademais, Senhor, que lhe apraza assistir-nos por seu Santo Espírito, para que possamos exercer fielmente nosso dever e vocação sem qualquer dolo nem engano. Pelo contrário, que tenhamos antes o propósito de seguir sua ordenança que satisfazer o desejo de nos enriquecer; que se, não obstante, apraz-lhe prosperar nosso trabalho, que também nos dê a disposição de proporcionar assistência àqueles que estão na pobreza, segundo os recursos que nos houver dado, retendo-nos em toda humildade, a fim de que não nos elevemos acima daqueles que não hajam recebido tal abundância de sua generosidade. Ou, se nos quer tratar em maior pobreza e indigência do que desejaria nossa carne, que lhe apraza conceder-nos a graça acrescentando fé em suas promessas, para nos fazer seguros de que nos haverá de, por sua bondade, prover-nos sempre o sustento, de sorte que não caiamos na descrença; antes, pelo contrário, esperemos pacientemente que nos acrescente não somente de suas graças temporais, mas também de suas graças espirituais, para que tenhamos sempre mais amplo motivo e ocasião de lhe render graças e descansar inteiramente em sua bondade somente. Ouve-nos, Pai de misericórdia, por Jesus Cristo, seu Filho, nosso Senhor.

João Calvino
Extraído do livro O Pensamento Econômico e Social de Calvino, de André Biéller de André (São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1990).

Comentários

Postagens mais visitadas