Destaques
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
✢ O CONHECIMENTO DE DEUS NOS ENCAMINHA AO DE NÓS MESMOS ┌ I.I.2
Além disso, através dos próprios sentidos do corpo podemos perceber com mais proximidade o quanto nos enganamos ao analisar as habilidades da alma. Ora, sendo pleno dia, ao baixarmos o olhar ao solo ou ao dirigi-lo em direção das coisas que se expõe a nossa observação, temos a impressão de possuir uma visão de plena clareza e de longo alcance. Ao, porém, direcionarmos os olhos ao sol e os fixarmos nele diretamente, aquela habilidosa visão que se mostrava em pronta competência sobre a terra, anula-se e se confunde com o intenso brilho. Daí decorre a obrigação de reconhecer que a nossa habilidade para observar as coisas terrenas é apenas simples ofuscação na medida em que nos voltarmos para o sol.
Semelhantemente ocorre quando valorizamos nossos recursos espirituais. Dado ao muito tempo que não dirigimos nosso olhar para além da terra, a nós mesmos com ilusões nos adulamos, estimulando completo contentamento com nossa própria justiça, sabedoria e bondade. Nisso, fantasiamo-nos apenas um pouco inferior a semideuses. Entretanto, caso ocorra de somente uma vez chegarmos a colocar o pensamento em Deus e a considerar quem ele é e como é plena a perfeição de sua justiça, sabedoria e poder, sendo necessário que nos conformemos nesse padrão, o que antes em nós vibrava motivado pela ilusória aparente justiça, logo se reputará como total maldade. Ao que comumente prevalecia através do título de sabedoria, será conhecida como extrema ignorância. Aquilo que se mascarava de poder, será denunciado como algo de fraqueza altamente lamentável.
__________________
* CALVINO, João. e-Institutas21: livro I, capítulo I.2. Edição digital. Blog Calvino21, 2021. Organização e tradução de J. A. Lucas Guimarães, conforme edição latina e francesa de 1559 da Institutas da Religião Cristã.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postagens mais visitadas
✢ CALVINO E O POLÊMICO CASO SERVETO (1553)
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
✢ A MORTE DE JOÃO CALVINO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário