Pular para o conteúdo principal

Destaques

LANÇAMENTO: LIVRO "JOÃO CALVINO: QUEM DIZEM QUE SOU?"

J. A. Lucas Guimarães ┐ ♥ ┌ Sob empréstimo da pergunta de Jesus aos discípulos foi publicada a décima obra da Coleção Calvino21,  intitulada: JOÃO CALVINO: “QUEM DIZEM QUE SOU?”   Esboços de retratos calvinianos O rganizada pelo historiador e teólogo J. A. Lucas Guimarães, encontra-se a convicção de que a relação de seu contexto original com as identificações à pessoa de João Calvino desde sua morte, não é mera coincidência. Se lhe fosse oportuno um lance de existência atual, é possível que ele fizesse semelhante indagação, apesar de seu desinteresse por ela em sua existência. Desse modo, tem início o empenho de disponibilizar a verdade histórica da identidade e identificação de João Calvino: advogado, um dos principais líder da Reforma Protestante do século XVI, pastor na cidade de Genebra e escritor cristão, com vasta literatura legada à posteridade, com a íntegra apresentação do Evangelho de Cristo pela fiel exposição bíblica. Porque já se distanciam os limites dos 500 ano...

✢ GENEBRA CELEBRA O PROTESTANTISMO NA PEDRA

| Tradução  |

Um muro que se espalha por mais de 100 metros de comprimentos. Um monumento horizontal, em vez de uma estátua em um pedestal. No início do século XX, é uma ruptura total com os monumentos da época. Mais de 70 projetos foram propostos ao concurso do Muro da Reforma, tudo muito tradicional. Mas é o de Laverrière, Bouchard e Landowski que seria escolhido.

Para alguns, o dispositivo seria de inspiração egípcia, como no templo de Abu Simbel. Uma cripta foi planejada por trás do muro. Ela existe, mas o acesso nunca foi aberto.

O dispositivo é simples, mas eficaz. Por prova, o sucesso alcançado ainda hoje pelo monumento. Os turistas raramente perdem uma visita e se o significado os escapa às vezes, o monumento geralmente os agrada.

Uma particularidade do muro. Ele é construído como um livro. No centro, as estátuas de Calvino, Farel, Knox e Beza. De um lado a outro, seis estátuas de personagens famosos da Reforma e texto em francês, inglês, alemão e holandês, como capítulos.

A democracia como legado da Reforma: esta é a mensagem central do monumento. Na verdade, ele não representa um culto à pessoa de Calvino, o que seria contrário aos valores do Protestantismo.

Este muro coloca Genebra no centro da Reforma, bem como no centro do mundo protestante. No início do século XX, com esse monumento, a cidade dá um passo a mais em seu destino internacional.

____________________

Vídeo publicado pela SWI Swissinfo.ch em comemoração ao meio milênio de Reforma na suíça, sob o título Por muro, Genebra celebra o protestantismo na pedra. Disponível em: https://www.swissinfo.ch/por/muro-dos-reformadores_genebra-celebra-o-protestantismo-na-pedra/43618728. Acesso: 27 de mai. 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas