Pular para o conteúdo principal

Destaques

✢ LANÇAMENTO: LIVRO "CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS"

  J. A. Lucas Guimarães | Organizador ✢ ✢ ✢ Não é sem imensa expectativa e alegria que se empreende a publicação da décima primeira obra de caráter temático calviniano da Coleção  Calvino21 , sob autoria do Rev. J. A. Lucas Guimarães, historiador, teólogo e organizador do Calvino21 , intitulado  CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS:  a invenção da oposição calviniana à Ciência moderna na historiografia do século XIX.   Principalmente, ao considerar a singularidade do conteúdo, o nível do conhecimento alcançado e o caráter da percepção do passado envolvida, disponibilizados à leitura, reflexão e intelectualidade, caso o arbítrio do bom senso encontrado, esteja em diálogo com a coerência da boa vontade leitora. | ✢|   Conheça a Coleção Calvino21 :   PubliCALVINO21 Com a convicção da pertinência da presente obra ao estabelecimento da verdade histórica sobre a postura de João Calvino (1509-1564) diante dos ensaios preparatórios no século XVI  ao início da Ciência Moderna ocorrido no século XVII,  

✢ GENEBRA CELEBRA O PROTESTANTISMO NA PEDRA

| Tradução  |

Um muro que se espalha por mais de 100 metros de comprimentos. Um monumento horizontal, em vez de uma estátua em um pedestal. No início do século XX, é uma ruptura total com os monumentos da época. Mais de 70 projetos foram propostos ao concurso do Muro da Reforma, tudo muito tradicional. Mas é o de Laverrière, Bouchard e Landowski que seria escolhido.

Para alguns, o dispositivo seria de inspiração egípcia, como no templo de Abu Simbel. Uma cripta foi planejada por trás do muro. Ela existe, mas o acesso nunca foi aberto.

O dispositivo é simples, mas eficaz. Por prova, o sucesso alcançado ainda hoje pelo monumento. Os turistas raramente perdem uma visita e se o significado os escapa às vezes, o monumento geralmente os agrada.

Uma particularidade do muro. Ele é construído como um livro. No centro, as estátuas de Calvino, Farel, Knox e Beza. De um lado a outro, seis estátuas de personagens famosos da Reforma e texto em francês, inglês, alemão e holandês, como capítulos.

A democracia como legado da Reforma: esta é a mensagem central do monumento. Na verdade, ele não representa um culto à pessoa de Calvino, o que seria contrário aos valores do Protestantismo.

Este muro coloca Genebra no centro da Reforma, bem como no centro do mundo protestante. No início do século XX, com esse monumento, a cidade dá um passo a mais em seu destino internacional.

____________________

Vídeo publicado pela SWI Swissinfo.ch em comemoração ao meio milênio de Reforma na suíça, sob o título Por muro, Genebra celebra o protestantismo na pedra. Disponível em: https://www.swissinfo.ch/por/muro-dos-reformadores_genebra-celebra-o-protestantismo-na-pedra/43618728. Acesso: 27 de mai. 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas